Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Abrigo das letras

Abrigo das letras

Vamos brindar

Domingo é dia de almoçar com a familia ou com os amigos. Durante a refeição alguém se lembra de pedir um brinde. Toda a gente se levanta e eleva os copos meio cheios e diz “saúde”, a todos os que estamos aqui e a este dia, e que muitos se repitam, as mãos elevam os copos e os levam ao centro e estes tocam-se antes de se beber. Mas porquê que se faz este tipo de brinde?
 
Segundo algumas teorias, aparentemente este costume de levantar os copos antes de beber nasceu nas civilizações romana e grega, que costumavam oferecer vinho aos seus deuses antes das celebrações.

Outra teoria, diz que os primeiros europeus esperavam que o barulho dos copos afastasse os espíritos malignos.

Outra ainda defende que antigamente as pessoas brindavam vigorosamente para garantir que não tinham sido envenenadas - uma vez que com um brinde forte a mistura de dois copos se acaba por misturar.

 

Em relação aos brindes há ainda a superstição de que se brindar sem olhar nos olhos as pessoas com quem brinda ou se não beber depois do brinde, terá mau sexo durante sete anos.

 

Mas não há provas que suportem nenhuma das teorias. Atualmente pensa-se que as pessoas brindam porque gostam do barulho dos copos a bater e que este ato é também um símbolo da amizade de confraternização e celebração.

 

Vamos lá brindar, olhar as pessoas nos olhos e beber tudo até ao fim para garantir que as coisas se processarão dentro dos trâmites normais. Bom domingo!

brinde.jpg

 (Imagem da net)

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Maria 15.05.2016 17:16

    O almoço já foi e já brindamos!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.