Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Abrigo das letras

Abrigo das letras

Ovos moles de Aveiro

Uma prenda deliciosa de alguém que passou por Aveiro e se lembrou de mim, porque sabe que gosto dos sabores e das texturas dos doces tradicionais, então trouxe para me oferecer, "Ovos Moles de Aveiro"

Iria dizer "uma pequena delícia" mas não, não vou dizer isso, vou antes dizer "uma Grande delicia" estes Ovinhos Moles de Aveiro", OBRIGADA

20220302_173100.jpg

 

20220302_173232.jpg

"Os Ovos Moles de Aveiro foram criados no século XVI, no Convento de Jesus de Aveiro. Essa iguaria compõe a grande tradição portuguesa de doces conventuais, receitas originadas em conventos e mosteiros do país.

Os Ovos Moles são feitos com a mesma massa da hóstia, por influência conventual, que é moldada em formas que remetem ao mar e à tradição piscatória de Aveiro, como peixinhos e conchas. E, por dentro, um maravilhoso doce de ovos moles.

Os Ovos Moles de Aveiro foram até citados no livro Os Maias, de 1888. O autor Eça de Queiroz escreveu: “São seis barrilinhos de ovos moles de Aveiro. É um doce muito célebre, mesmo lá fora. Só o de Aveiro é que tem chic”.

 

7 comentários

Comentar post