Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Abrigo das letras

Abrigo das letras

Não fumar e ficar livre

Antes da entrada em vigor da lei em 2008, que proibiu o consumo de tabaco em espaços fechados, era comum entrarmos num café ou num restaurante e ver aquilo inundado de fumo. Era comum estar sentada numa mesa de café e estar a levar constantemente com o fumo dos outros em cima, era normal estar sentada num restaurante tranquilamente a jantar e,  juntamente com o vizinho fumar o mesmo cigarro. Era ir a uma consulta do médico de família, olhar para o cinzeiro cheio de beatas e o cigarro na ponta dos seus lábios. Era viajar nos transportes públicos no meio do fumo, era tudo isto e muito mais e tudo ser assim, normal.

 

Com a entrada em vigor da lei que aprovou a proibição de fumar em recintos fechados, esta onda de fumo que obrigava os não fumadores a fumarem também, foi eliminada. Hoje, respira-se um ar muito mais limpo e saudável em todos estes lugares, não existem cinzeiros nas mesas (uma peça que havia em abundãncia em todos os cafés e restaurantes), não quer isto dizer que as pessoas tenham deixado de fumar (estudos feitos indicam que não houve o impacto esperado quanto a isso) mas, um passo gigante foi alcançado, os não fumadores deixaram de estar obrigados a fumar o fumo dos outros.

marrsa.jpg

 

 

A (OMS) quer ir mais longe, e quer mais países com imagens chocantes nos maços de tabaco. Uma medida que Portugal vai implementar este ano.

Os maços de tabaco vão passar a incluir com imagens chocantes de grandes dimensões, frases de alerta e o número da linha de saúde 24 que disponibiliza ajuda para deixar de fumar;".

 

Embora respeite os hábitos de cada um, recordo bem o quanto desagradável era ter que suportar o fumo dos outros, reconheço que, na maioria das vezes os fumadores não respeitavam os não fumadores "era tudo normal" já que não se podia evitar o compartilhamento dos mesmos espaços.

 

 Todos sabemos que o tabaco é a causa de inúmeras doenças cancerígenas, ainda assim, o vício ou a vontade de exprimentar tem tanta força que supera o resto. Depois, existe aquela frase " só acontece aos outros" que parece que está gravada em cada cerebro.

 

Particularmente penso que "imagens chocantes de grandes dimensões" associadoas  aos alertas para os malefícios do tacaco incluídas nos maços, terá um efeito um tanto ou quanto inibidor na hora de comprar, principalmente para quem vai exprimentar pala primeira vez.

2 comentários

Comentar post