Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Abrigo das letras

Abrigo das letras

Dia mundial dos monumentos

Para o dia mundial dos monumentos escolhi Mafra - Explendoroso Convento Palácio e Basílica

portugal-mafra-national-palace-exterior.jpg

Mandado construir pelo rei D. João V em cumprimento de uma promessa, se tivesse descendência no seu casamento com D. Maria de Áustria.

 

"O palácio era popular para os membros da família real, que gostavam de caçar na tapada. Hoje em dia decorre aqui um projeto para a preservação dos lobos ibéricos. As melhores mobílias e obras de arte foram levadas para o Brasil, para onde partiu a família real quando das invasões francesas, em 1807. O mosteiro foi abandonado em 1834, após a dissolução das ordens religiosas. Durante os últimos reinados da Dinastia de Bragança, o Palácio foi utilizado como residência de caça e dele saiu também em 5 de Outubro de 1910 o último rei dom Manuel II para a praia da Ericeira, onde o seu iate real o conduziu para o exílio."

 

"O maior tesouro de Mafra é a sua biblioteca, com chão em mármore, estantes em estilo rococó e uma coleção de mais de 36 000 livros com encadernações em couro gravadas a ouro, graças à acção da Ordem Franciscana, incluindo uma segunda edição de Os Lusíadas de Luís de Camões."

 

Para quem ainda não visitou este grandioso momumento, recomendo vivamente.

Em cada primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita para toda a familia.

 

4 comentários

Comentar post