Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Abrigo das letras

Abrigo das letras

Desafio Caixa de lápis de cor#12# Terra lavrada

Semana após semana, eis que chegamos ao número 12 do desafio "caixa lápis de cor". proposto pela Fátima Bento, finalizamos com a cor Castanho escuro

A terra gemia sob as lâminas afiadas da charrua, enquanto esta rasgava as suas entranhas sem dó nem piedade em profundos sulcos, deixando à vista o que permanecera oculto durante cerca de um ano. Tractor e tractorista completavam-se na arte de lavrar a terra, iam modificando atrás de si as cores e o relevo. Agora, o verde da superfície dera lugar ao castanho escuro da terra lavrada, dela exalava um odor agradável e fresco a terra remexida e húmida. O aspecto era de uma área de terra ondeada de cor castanho escuro, os pássaros felizes apressavam-se para esgravatar à procura das minhocas e outros bicharocos que eram o seu alimento.

Em poucas horas o que era uma extensão de verde passou a castanho escuro, iria ficar a enxugar durante uns dias, após isso, viria  a mesma equipa de tractor e tractorista mas com outra ferramenta, a frese, que iria alisar a terra e prepará-la para a sementeira.

Naquele ano iria ali ser semeado trigo, no ano anterior tinha sido milho, o agricultor ia alternando as sementeiras, não era produtivo semear sempre a mesma coisa no mesmo local. O espaço voltaria a ser verde, agora de um verde rejuvenescido em pouco tempo. É o ciclo da vida! Voltar a semear, tornar a nascer!

Ano após ano, durante a sua infância a menina via da varanda esta azáfama do tractor, tractorista e agricultor, depois ia acompanhado o crescimento das sementeiras até às colheitas, e tudo voltaria a ser igual no ano seguinte. 

Os anos passaram, a menina cresceu, continua a ver a mesma azáfama no campo mas o agricultor já não é o mesmo. O Deus que lhe deu a vida, já o devolveu à terra que ele tanto amou, que tanto trabalhou com as suas mãos calejadas, à terra que lhe deu tudo, que sustentou a sua família com trabalho árduo e duro, ao sol, ao frio e à chuva.

A terra e a família eram a paixão da sua vida!

terra lavrada.jpg

(Foto da minha autoria)

 Neste desafio encontramo-nos todas as semanas eu a Marquesa a Concha, a A 3ª Face, a Maria Araújo, a Peixe Frito, a Imsilva, a Luísa De Sousa, a Ana D., a Célia, a Charneca Em Flor, a Miss Lollipop, a Ana Mestre a Ana de Deus, a Cristina Aveiro, a bii yue, o José da Xã e o João-Afonso Machado  a Fátima Bento

28 comentários

Comentar post

Pág. 1/2