Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Abrigo das letras

Abrigo das letras

28
Fev17

Moscatel de Favaios

Maria Flor

Este fim de semana foi dedicado a fazer um passeio pelo interior norte de Portugal, vou falar aqui um pouco da adega de Favaios, ponto obrigatório da nossa visita, onde atentamente às explicações da guia pudemos ficar a saber através dos seus conhecimentos como se produz o excelente vinho moscatel de Favaios.

Favaios, uma região situada num planalto do Douro confere aos seus vinhos uma característica muito singular marcados pelos aromas típicos da região. Destaca-se principalmente o vinho moscatel, seja o clássico, o reserva ou 10 anos, cada um produzido sob uma técnica diferente.

DSC07459.JPG

 "A história de Favaios  perde-se no tempo, o seu nome provêm de "Flávius" antiga povoação romana, que pertencia à terra de Panóias, e o seu desnvolvimento acompanhou as dinastias"

DSC07468.JPG

 "Em Portugal existem duas renomadas regiões na produção do Vinho Moscatel. Uma é a Península de Setúbal, onde nasce o localmente conhecido Moscatel de Setúbal, cujo nome internacional é Moscatel de Alexandria. Mais a norte, no Douro, nasce o Moscatel Galego Branco."

DSC07477.JPG

 

 

O delicioso Moscatel de Favaios distingue-se por ser um vinho produzido a partir de uma única casta, o “Moscatel Galego”, num território bem delimitado entre Favaios, o lugar da Granja e algumas parcelas em Alijó. Todas estas áreas situam-se acima dos 600 metros de altitude. Aqui, consegue combinar-se um terreno bastante fértil e pouco pedregoso, que se estende por uma área plana ou com declives muito suaves e um clima fresco, favorecido pelos nevoeiros e orvalhadas habituais."

1 comentário

Comentar post